segunda-feira, 2 de abril de 2012

As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade


As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade

A sociedade nos tempos atuais sente-se a necessidade de se adaptar a inovação diante do grande avanço das tecnologias na qual vivencia diariamente.  Mas ao fazer uso destes recursos tecnológicos, estes devem ser apropriados a todos direcionando para fazer a inclusão dos indivíduos neste espaço. Assim a escola se apresenta em um ambiente capacitado de fazer uso destas tecnologias, capaz de realizar uma metodologia de ensino em um processo de interatividade dos alunos nesta esfera da informação, incluindo as diferenças sociais que se farão presentes neste processo.
O computador em sala de aula trará inúmeros recursos e se utilizará como ferramenta para o acesso proporcionando para os estudantes como sujeitos neste espaço interativo a comunicação de novos meios de colaboração, interatividade, conhecimento e cidadania. O papel da instituição de ensino não é apenas ensinar os alunos a ler e escrever, ou capacitar para o mercado de trabalho apenas, ela na verdade tem a função de garantir a educação para a vida e para o exercício de cidadania. A escola deve desempenhar uma postura comprometida com a qualidade de ensino formando assim cidadãos críticos capazes de serem autores e co-autores do seu conhecimento.
Para os profissionais da educação dedicados em seu trabalho a estes devem sempre buscar novos horizontes, atuando-se, buscando sempre novos conhecimentos favorecendo assim uma educação de qualidade estimulando o uso da tecnologia como recurso de aprendizagem na sua prática.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto. Realmente as tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano.
    Precisamos de profissionais qualificados para que haja essa inclusão.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, nosso contexto atual exige professores mais qualificados e "antenados" com as mudanças que ocorrem na sociedade. Por isso, a necessidade de constante aperfeiçoamento, para então realizar um trabalho voltado para a formação crítica e cidadã dos educandos.

    ResponderExcluir